quinta-feira, 2 de julho de 2009

JANTAR DE TURMA

É hoje o jantar do 9ºA.
Alunos, pais e professores, pela última vez vamos estar TODOS reunidos.

“Meus queridos meninos” que é como eu gosto de vos chamar.

Hoje é um dia importante – marca mais um momento especial nas vossas vidas – o terminar de mais um ciclo e a passagem para um outro tempo que virá.
A partir de agora começam a definir-se as vossas opções pelo que serão as vossas profissões no futuro. Ainda têm algum caminho a percorrer, outros estudos e conhecimentos a adquirir, que farão de vocês os bons profissionais de amanhã. Não tenham medo de continuar em frente, não tenham medo se ainda estão hesitantes naquilo que gostariam de fazer no futuro. São muito naturais as hesitações e muitas vezes pode ter que se voltar atrás ou mudarem-se as escolhas que se fizeram. Tudo isto faz parte da vida.
Gostaria de falar aqui hoje do (tempo) que foram estes 3 anos na Eça de Queirós.
Com certeza que aprenderam muitas coisas, estudaram conteúdos e realizaram actividades, que ficaram registadas nos vossos cadernos e nas notas dos testes e de final de Período.
Mas queria que nunca se esquecessem do que aprenderam para além dos estudos – daquilo que foi a vossa vivência da escola, do grupo, da turma, nos grupos de amigos que se formaram. Os valores e os princípios por que se regeram e que pautaram de forma crescente e cada dia mais madura, o relacionamento entre todos.
Pude observar durante estes anos, que vocês estavam atentos, atentos uns aos outros, atentos quando um colega estava a precisar da vossa ajuda, da vossa mão….
E é isso o mais importante – o estarmos atentos aos outros, aos que nos rodeiam, ao mundo.
Todos vós passaram alguns momentos menos bons durante estes 3 anos, mas tenho a certeza que todos sentiram conforto e mão amiga na altura certa. Também souberam partilhar alegrias e festa, contagiando todos com o vosso bom humor e boa disposição. Houve um verdadeiro espírito de turma, um verdadeiro sentido de grupo e uma consciência responsável na partilha e na troca.
Lembro-me da forma como se despediram de alguns, que tiveram que mudar de escola e se foram embora da turma – lembro-me do Silveira, da Irene, da Diana Morgadinho, da Margarida… a maneira como vocês souberam integrar os que chegaram de novo – A Lúcia, o ano passado, a Filipa este ano…
É isto também que não queremos que se esqueçam – o modo como se souberam entre ajudar, a forma como apoiam um colega quando precisa…

A amizade é tudo isto e agora ainda estão mais preparados para as futuras amizades.

Tenho a certeza que hoje não é um adeus – todos vós vão aumentar a vossa rede de amigos, vão alargar os vossos relacionamentos e vão experimentar outros espaços. E isso também é importante.
Isto não é uma separação – simplesmente vão deixar de se encontrar todos no mesmo espaço e à mesma hora. Mais nada.
É bom conhecer outros caminhos, outras pessoas, fazer mais amigos e encontrar outras rotinas. Felizmente ninguém parte para longe, e o longe, agora é perto também.
Haverá sempre tempo para se encontrarem e hoje em dia os meios são imensos.

Aos professores também gostaria de dizer que foi muito bom trabalhar com todos. As aulas foram sempre muito mais do que ensinar e aprender e a sua contribuição para o espírito de turma foi imensa. O interesse que dedicaram aos alunos, a preocupação e o entusiasmo com que viveram também os seus sucessos, demonstram a amizade que todos sentem por eles e a vontade de os ver crescer na responsabilidade e na autonomia.

Agora estão prontos para continuar em frente, para cada um seguir o seu caminho de acordo com os seus interesses.
A Eça ficará no mesmo lugar e podem sempre contar connosco. Venham, apareçam de vez em quando, venham contar-nos das vossas novas escolas, dos vossos novos amigos, das vossas novas vidas.
Estaremos aqui para vos ouvir sempre que precisarem.
Um grande xi-coração a todos.

Sem comentários: