sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Visita à exposição Os Ridiculos: desenho humorístico e censura (1933-1945), na Bedeteca de Lisboa














Duas bibliotecas especializadas de Lisboa, a Bedeteca e a Hemeroteca Municipal, apresentam nas instalações da primeira, até 31 de Dezembro, um conjunto muito significativo de primeiras páginas do jornal "Os Ridículos", bissemanário humorístico, acompanhadas das respectivas provas enviadas para e recebidas dos serviços de censura do Estado Novo (a célebre «Comissão de Censura», e o seu famoso carimbo «VISADO Pela Comissão de Censura», em duas linhas). Nesta mostra, inédita, d’ "Os Ridículos", a gargalhada, no mínimo, irrompe dobrada em face deste confronto de traços: o do mestre desenhador e o do censor zeloso, perante uma linguagem gráfica insinuativa.
Fonte: Bedeteca

Ontem, os alunos do 9ºA foram à Bedeteca, onde fizeram uma visita guiada a esta exposição, seguida de um atelier onde realizaram trabalhos relacionados com o tema.
Acharam a exposição muito interessante e foram muito bem acompanhados durante a visita e na dinamização do atelier. Um muito obrigada à vizinha Bedeteca de Lisboa.

Também podemos saber mais sobre esta exposição em BLx e até ver a exposição virtual.

4 comentários:

Anónimo disse...

mt fixe adorei!!!!!!!! temos k fazer + visitas de estudo!!!!! 1 gand bjx para a minha turma e stores do vosso amigo tomazini

Anónimo disse...

yh, a visit d extdo ate foi fxe...

Anónimo disse...

entao aproveita tomax k amanha temux + 1..... xd...

Anónimo disse...

eu penxo k exte paxeio serviu-nux de relembrar komo eram ox tempox du Salazar.....
e princilpalmente "a grande" liberdade de expressao k ox jornaix tinham....