terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Banda Desenhada

A convite da Bedeteca de Lisboa, fomos assistir a um pequeno filme de animação sobre problemas ambientais, seguido de um workshop de Banda Desenhada. Os trabalhos desenvolveram-se nas aulas de Ed. Visual, mas só ficaram prontos no início deste ano lectivo.

Aqui ficam as BDs dos alunos da turma A.

Vai abrir na nossa Escola o Clube de Banda Desenhada. Inscreve-te junto da professora Ana Meneses, em horário a combinar.

Já agora, seria interessante darmos um saltinho à Bedeteca, para podermos ver Honey talks - Banda Desenhada inspirada em placas de colmeia pintadas.
“As bd’s são inspiradas nas pinturas realizadas em painéis de madeira que decoravam as colmeias. Estas pinturas fizeram parte de uma tradição eslovena de arte popular, entre os finais do século XVIII e meados do século XX. Os apicultores pintavam os painéis que protegiam as colmeias com motivos de vária ordem, aparentemente, diziam, para as abelhas reconhecerem a sua respectiva colmeia. A apicultura era um negócio rentável e quem tivesse as pinturas mais brilhantes representava, no mundo rural, uma maior prosperidade. Os temas eram religiosos, seculares, caricatura de costumes, animais bizarros ou cenas históricas, pintadas de uma forma “bruta” ou naïf, pelos proprietários das colmeias. Esta tradição de dois séculos persiste no imaginário colectivo e, actualmente, os painéis de colmeias pintados ainda existem na Eslovénia, sob a forma de artesanato, reproduzindo-se réplicas pintadas à mão a partir dos originais expostos no Museu Etnográfico do país.”

http://www.bedeteca.com/

Sem comentários: